Modelo Conceitual do Portfolio 4

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Olá, pessoal! Vamos tratar hoje do modelo conceitual das entidades de nosso portfolio 4.

* Em nosso modelo conceitual, a tabela endereco, por ser um desmembramento da tabela aluno, será considerada como uma especialização não-exclusiva com criação de entidade.

* As tabelas matricula e disciplina na verdade são relacionamentos. Por quê? No caso da matricula é bem notório, pois aluno_id (que é uma das chaves estrangeiras do relacionamento matricula) refere-se a aluno(id), ou seja ao atributo id da entidade aluno. A outra chave estrangeira será curso_id, que refere-se a curso(id), atributo id da entidade curso, pelo mesmo motivo. Perceberam o relacionamento a que se refere matricula? Suas duas chaves estrangeiras referem-se à tabela aluno e curso, respectivamente. No caso do relacionamento disciplina, ocorre algo semelhante: seu atributo professor_id refere-se à tabela/entidade(atributo/campo) que no caso é professor(id), ou seja, ao atributo id da entidade professor. Semelhantemente, seu atributo curso_id refere-se ao atributo id da entidade curso, ou seja a curso(id).

* O que passo a falar de agora em diante é mais um QUESTIONAMENTO do que uma AFIRMAÇÃO, pois ainda não domino muito bem cardinalidade. São apenas minhas impressões sobre as tabelas:
- Já que Aluno se Matricula no Curso, suas relações de cardinalidade poderão ser: um aluno pode se matricular em nenhum ou em apenas um curso (cardinalidade 0,1). Um curso deve aceitar matrícula de um ou de muitos alunos (cardinalidade 1,n).
- Já que Professor Disciplina o Curso, suas relações de cardinalidade serão: um professor deve disciplinar um ou mais cursos (1,n), e um curso deve ser disciplinado por um e somente um professor (1,1).

* Abaixo segue o diagrama do modelo conceitual, já com as cardinalidades indicadas. Cliquem sobre a tabela para visualizar melhor,

Se minhas afirmativas sobre cardinalidade estiverem erradas, por favor, deixem comentário(s) aqui ou no zap, explicitando o porquê do erro. Se estiverem corretas, comentem que sim, estão corretas. Este humilde aprendiz agradece! :)

0 comentários: