Pessoal, estamos continuando com a construção da modelagem do problema proposto em nosso portfolio 4, agora passando para o modelo lógico.
Onde há diferenças fundamentais entre os dois modelos? Relacionamentos e Cardinalidade.
Em que diferem? Os relacionamentos "matricula" e "disciplina" (verbos) agora são nominalmente tabelas (matrícula e disciplina), tais como as entidades (substantivos). Com a mudança, a cardinalidade que operava entre as entidades também muda, pois passamos a obedecer a cardinalidade referente aos relacionamentos, que agora também são tabelas. Passamos à interpretação do modelo lógico como um todo, cujo diagrama se encontra no final desta postagem.
As tabelas aluno, endereço, professor e curso (substantivos), cujos correspondentes no modelo conceitual figuravam como entidades têm cada uma cardinalidade de entrada 1,1 (um para um), enquanto as tabelas matrícula e disciplina têm cardinalidade de entrada 1,n (um para muitos). Por quê? Porque só conseguimos visualizar no lado das tabelas "mestras" (as entidades) apenas uma ocorrência de cada registro (tupla) das respectivas tabelas "servidoras" (os relacionamentos), em cujos registros podem ser encontradas várias ocorrências do mesmo registro constante da tabela "substantiva" correspondente. Por exemplo: Várias ocorrências de um mesmo aluno podem ser encontradas nos registros da tabela matrícula, mas apenas uma ocorrência de matrícula na tabela aluno seria possível, para cada aluno cadastrado ali. Podemos pensar de forma igual ao analisar as demais tabelas.
Em cada tabela já se encontram estipuladas, além das chaves primárias e estrangeiras (caso haja), o tamanho máximo de cada campo ou coluna. Confiram.
Modelo Logico do Portfolio 4
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Postado por
Lucivaldo Silva
às
20:51
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