Portfolio do Elias

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Centro de Educação a Distância do Ceará
Curso de Introdução a Banco de Dados

Professor: Alexandre Rocha
Monitores: Lívia Sousa/Dougllas Frota

Atividade – Portfólio II
Ø  A partir dos conteúdos das aulas 1, 2 e 3, responda o seguinte questionário. Você poderá utilizar como fonte de pesquisa as aulas do curso ou outros materiais externos. O arquivo a ser enviado deve conter seu nome completo e a resposta relacionada à respectiva questão. Bom trabalho!

1.       Qual a importância dos bancos de dados para os Sistemas de Informação?
Inicialmente, banco de dados é um conjunto de informações relacionadas entre si, organizadas de uma forma bastante prática para que o usuário obtenha as informações facilmente.
Sistema de Informação é o gerenciamento do fluxo de dados na organização, onde tem por objetivo ajudar no planejamento, implementação e controle dos processos.
A importância de um banco de dados no sistema de informação em uma empresa especificamente é uma poderosa ferramenta, pois um banco de dados bem estruturado e integrado, os gestores são capazes de tomar decisões mais adequadas.

2.       O que é um Banco de Dados? Cite dois exemplos de sistemas que você acredita que utiliza banco de dados.
“Bancos de dados são coleções de dados interligados entre si e organizados para fornecer informações.” Exemplos de Banco de Dados que tenho conhecimento, são os bancários, onde funciona o cadastro de clientes que necessitam de grande atenção para o não vazamento de informações. A empresa de Calçados Grendene S/A que possui cadastrado em seu banco de dados cadastro de funcionários, clientes e produtos, e podemos ver também a execução do banco de dados em nosso dia a dia, no comercio e em hospitais.

3.       Qual o objetivo da modelagem de um banco de dados?
Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento. É uma parte importante do desenho de um sistema de informação.
Os modelos de dados são ferramentas que permitem demonstrar como serão construídas as estruturas de dados que darão suporte aos processos de negócio, como esses dados estarão organizados e quais os relacionamentos que pretendemos estabelecer entre eles. A abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende a três perspectivas:
Modelagem Conceitual: é usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador dos dados;
Modelagem Lógica: agrega mais alguns detalhes de implementação.
Modelagem Física: demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

4.       Quais as etapas de um Projeto de Desenvolvimento de um Sistema de Banco de Dados? O que é feito em cada uma dessas etapas?


5.       Para que serve o Diagrama Entidade Relacionamento? 
Em engenharia de software, um modelo entidade relacionamento (modelo ER) é um modelo de dados para descrever os dados ou aspectos de informação de um domínio de negócio ou seus requerimentos de processo, de uma maneira abstrata que em última análise se presta a ser implementada em um banco de dados, como um banco de dados relacional. Os principais componentes dos Modelos Entidades Relacionamento (MER) são as entidades (coisas, objetos) suas relações e armazenamento em bancos de dados.
A 'MER' foi desenvolvida por Peter Chen e publicada em um artigo de 1976. Entretanto, variantes da ideia existiram anteriormente e, posteriormente, foram imaginadas como entidades de dados de supertipo e subtipo e relacionamentos de uniformização.

6.       Defina o que é entidade e dê pelo menos três exemplos de entidades.
Conjunto de objetos da realidade modelada, sobre os quais deseja-se manter informações no banco de dados. Podemos ter como exemplo de entidade: Peça, fornecedor e produto.

7.       Defina atributo e cite 04 atributos para cada entidade que você citou na questão anterior.
Dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade ou de um relacionamento. Podemos citar quantidade, descrição, preço e modelo como atributo de peça, e nome, endereço, telefone e CNPJ para fornecedor, e fechando código, quantidade, descrição e preço para produto.

8.       Explique o que é chave primária e para que ela serve. Apresente 3 exemplos de atributos que poderiam ser chave primária e explique o porque.
Chaves primárias (em inglês, Primary keys ou "PK"), sob o ponto de vista de um banco de dados relacional, referem-se aos conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinação de valores em caso de mais de uma chave primária, nunca se repetem na mesma tabela e, desta forma, podem ser usadas como um índice de referência para criar relacionamentos com as demais tabela do banco de dados (daí vem o nome banco de dados relacional). No caso do Professor, o atributo que seria classificado de chave primária seria a matricula, por não poder ser repetido e possuir o menor conjunto de caracteres, o que torna o banco de dados mais enxuto. Usando esta mesma razão, temos o aluno, que também pode utilizar a matricula como chave primária e um médico teria o CRM como chave primária.

9.       Uma chave primária pode assumir valor nulo? Explique sua resposta.
O campo que é chave primária tem que ter um valor inserido. Não pode ser nulo, nem assumir o valor zero.

10.   O que é cardinalidade? Qual a diferença entre cardinalidade mínima e máxima?
Cardinalidade é um dos princípios fundamentais sobre o relacionamento de um banco de dados relacional. Nela são definidos o graus de relação entre duas entidades ou tabelas.No modelo relacional, podemos ter os seguintes níveis de relacionamento: 1:N, N:N, 1:1.
Cardinalidade mínima: Indica o número mínimo de ocorrências de uma entidade associada à outra ocorrência da outra entidade relacionada.
Cardinalidade máxima: Indica o número máximo de ocorrências de uma entidade associada à outra ocorrência de outra entidade relacionada. É representado por 1 (uma ocorrência) ou n (várias ocorrências).

11.   Desenhe o diagrama das situações abaixo, definindo no mínimo 3 atributos para cada entidade, a chave primária e a cardinalidade do relacionamento.
a) Uma universidade tem muitos estudantes e um estudante pode se dedicar a no máximo uma universidade.
b) Uma aeronave pode ter muitos passageiros, mas um passageiro só pode estar em um vôo de cada vez.
c) Um paciente pode ter muitos médicos e um médico muitos pacientes.
d) Uma nação possui vários estados, e um estado, muitas cidades. Um estado só poderá estar vinculado a uma nação e uma cidade só poderá estar vinculado a um estado.

12.   Dado osDER’s abaixo, aplique a cardinalidade para cada um dos relacionamentos,coloque os atributos para cada entidade e marque as chaves primárias para cada entidade.

3 comentários:

Elias Santana disse...

Lembrando que os gráficos irei enviar separadamente, pois eles saem muito grande para incorporar no word e exportar para PDF.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom colegas, você são feras mesmo!
Ajudando a turma como podem, meus parabéns, preciso me basear pelo de vocês pela minha correria, agradecido amigos...